Hoje, ao arrumar alguns colchões de uma casa de praia, vários, uns por cima dos outros, lembrei de uma fábula de uma princesa. Chama-se A Princesa e a Ervilha, de Hans Andersen. Em tal fábula, uma rainha pôs à prova a identidade de uma moça que dizia ser princesa ao colocar uma ervilha embaixo de muitos, muitos colchões. A tal princesa sentiu a ervilha, mesmo embaixo daquele mundo de colchões que havia por cima. E por isso, coitada, não conseguiu dormir direito. Ficou foi com dor nas costas.
Essa fábula mostra a frescura de uma princesa, em minha opinião. Assim, numa interpretação mais crua, é claro. Mas será essa a opinião de uma menina de 5 anos. Então, você tem uma torre de colchões, que precisa de uma escada para alcançar, e porque, depois de todo trabalho (inútil, diga-se de passagem) de colocar colchões, roupa de cama, travesseiros & escada, porque tem uma bendita ervilha não-cozida embaixo desse mundo de coisas, você dorme mal. Ora, que agonia.
Acho que essa fábula, no seu cru, ensina meninas a serem frescas, como a princesa.Se o colchão não for ortobom, n consigo.A verdadeira princesa (no sentido de boa educação e da palavra) não deveria ter reclamado da porcaria da ervilha debaixo de toda fofisse de colchões. Teria agradecido a estada, e seduzido o príncipe com suas “armas de mujer”. Aliás, fosse eu o príncipe,[1] não iria ter ficado com ela. Mulher que note ervilha embaixo de torre de colchões, que fará quando aparecer uma espinha nas costas atléticas de seu marido. No mínimo, se negar a tocá-lo.
Então, viva as fábulas das mulheres sem frescura, do tipo cinderela. Aquela sim, era uma princesa. Não tinha problemas com coisas menores, era amiga dos ratos, foi e voltou do baile, malandra que era, e conquistou o príncipe.High Five, Cindy!
[1] a tal princesa casou com o príncipe da fábula depois. Sabe como é, nessas fábulas, se tiver um príncipe e uma princesa, tem o felizes para sempre.
Link para a fábula - http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/princesaervilha.html
No hay comentarios:
Publicar un comentario